Depois de uma reforma que demandará 25 milhões de euros, a Torre Eiffel, um dos cartões postais da França e o segundo monumento mais visitado de Paris, ganhará piso e guarda-corpo de vidro. A obra levará dezoito meses para ser concluída de maneira que as antigas instalações sejam substituídas por outras mais modernas, iluminadas, ecologicamente corretas e totalmente acessíveis a pessoas portadoras de necessidades especiais.







O piso de vidro cobrirá parte do 1º andar, permitindo ao visitante caminhar sobre a estrutura com a sensação de estar flutuando. E para aqueles que não gostam dessa ideia de pisar em “nada”, a barreira de segurança que cercará esse espaço também será de vidro, permitindo a visão da cidade, 57 m abaixo, sem que pise no chão transparente.


Os espaços a serem reformados incluem recepção, salas de conferências, restaurantes e áreas de ensino. Além disso, as novas instalações deverão poupar energia com lâmpadas LED, quatro painéis solares, melhor aquecimento interno e turbinas de vento.







O novo projeto é de Moatti et Rivièri, arquiteto que ganhou em uma competição o contrato pela obra que envolve 4.586 m² da Torre Eiffel, 5/6 do monumento. É a terceira reforma desde que foi construída, em 1889. E todo esse trabalho será feito sem que se feche a torre.


“A Torre Eiffel é o símbolo de Paris e da França. Precisamos cuidar desse monumento, dessa grande senhora, para que ela envelheça bem”, disse a vice-prefeita de Paris, Anne Hidalgo.


E esta não é a única obra de vidro nas alturas. Em uma matéria especial da revista O Vidroplano da edição de março de 2007, você pode conferir o projeto de uma passarela de vidro construida no Gran Canyon.


Entre em contato com a Teia Design Interiores: