segunda-feira, 26 de maio de 2014

25 de Maio de 1810 "Revolução de Maio" Argentina


Revolução de Maio


Argentina - Buenos Aires
Ontem foi comemorado a data de 25 de maio na Argentina - Revolução de Maio.

Essa data 25 de maio de 1810 trata-se da  "Revolução de Maio"  foi um movimento social e político, ocorrido no início do século XIX que visava a emancipação da Argentina da Coroa Espanhola.


Primeiro Centenário da Independência da Argentina

Argentina: Referências x Referências - A Chave do Design

Saiba um pouco mais da Revolução de Maio na Argentina.

“A Revolução de Maio foi um movimento social e político ocorrido no início do século XIX que visava a emancipação do vice-reinado do Prata, (parte de cujo território hoje é a Argentina), da Coroa Espanhola.

Todos os acontecimentos da semana de maio partem da discussão do 22 de maio de 1810, quando parte dos expoentes manifestavam a necessidade de proclamar a independência da Espanha e criar uma nova nação livre e independente tanto econômica quanto politicamente.

Outro setor mais conservador assinalava com a necessidade de continuar sob o manto espanhol frente às incertezas dos acontecimentos na Europa (Guerras Napoleônicas), em parte também por seus próprios interesses econômicos e de poder. Um último grupo, de caráter eclético, pretendia uma nação também livre e independente, mas sustentava que aquele não era o momento apropriado: deveria se esperar o desenvolvimento dos fatos no velho continente.

Esta última posição foi adotada em 25 de maio de 1810: neste dia constituiu-se em Buenos Aires a Primeira Junta, cujos membros repassaram ao vice-rei Baltasar Hidalgo de Cisneros. Uma série de acontecimentos, conhecidos como a Semana de Maio, provocaram essa revolução que culminou em 1816 com a independência da Argentina da Coroa Espanhola.

Com a chegada de uma fragata inglesa a Montevideo, em 13 de maio de 1810, confirmavam-se os rumores que circulavam em Buenos Aires: as tropas de Napoleão Bonaparte haviam invadido a Espanha e destituído o rei Fernando VII, sendo este substituído por José Bonaparte, irmão de Napoleão. Isto significava que o poder da Coroa havia sido passado ao Conselho de Regência, instalado em Cádiz, que estava sitiada por tropas francesas. A disjuntiva era clara: sem a autoridade que dava poderes ao vice-rei, o poder deste ficava vazio.”



Data da Revolução de Maio - Argentina



Bicentenário - Revolução de Maio



Praça 25 de Maio em Buenos Aires - Argentina


Texto:
Monika Kick
by Teia Design
(31) 9976-8235

Fonte: Wikipédia, Inter Classe, GeoPerspectivas, Portal CTB, Próximo Futuro, Wikipédia


Entre em contato com a Teia Design:




P   Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente !!!

Teia Design
Espaço Empresarial Todeschini
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 466 | Centro - Lagoa Santa/MG – Brasil | CEP: 33.400-000
(31) 9976-8235 ou  (31) 8872-5860 

Nenhum comentário:

Postar um comentário