Projetado para unir tecnologia e recursos naturais, o resort criado pelo arquiteto espanhol Orlando de Urrutia tem o formato de uma gota d’água caindo do céu no oceano. Todo feito de alumínio, concreto e, principalmente, vidro, o hotel é luxuoso e visa a interagir com a natureza, de forma a agregar valor a ela, e não somente explorá-la.
A “gota de vidro” é o primeiro projeto a transformar ar em água por meio da energia solar. Uma de suas faces é composta de painéis de vidro fotovoltaico semi-incolor, desenvolvidos para converter luz natural em energia elétrica, e está voltada para onde há mais incidência do Sol.
A fachada oposta ao Sol e com menos incidência de luz terá volumetria vazada, ou seja, aberta para a entrada de ar que será levado através das máquinas geradoras de água limpa. Seu desenho faz com que o ar, ao passar pelo pátio central, ganhe velocidade até sair por um aerogerador, produzindo energia elétrica para todos os aparelhos e equipamentos do prédio.
Os painéis fotovoltaicos estão mesclados com filtros especiais que convertem umidade de ar e condensação em água própria para o consumo, aproveitando a evaporação da água do mar de dia e a condensação dela durante a noite. Além do ar, a água da chuva será reaproveitada e a do mar também, por meio de dessalinização com equipamentos localizados na base do edifício. Por isso, lugares costeiros e de clima quente e úmido são os mais apropriados. O Brasil entra nesta descrição.
Outra parte da edificação em que o vidro é essencial está abaixo do nível do mar. Trata-se do aquário natural do hotel. De área circular toda envidraçada, ele permitirá que o visitante tenha uma visão privilegiada de 360 graus do oceano e da vida marinha em seu hábitat natural.
O resort hitech é da geração pós-modernista e foi criado para servir como centro de lazer, hotel, spa, salões para congressos e conferências, restaurantes, ginásios, exposições permanentes e itinerantes relacionadas ao tema principal dessa construção: a água, o meio ambiente e as energias renováveis.
nte e as energias renováveis.



Assista ao vídeo.
Acesse para ver mais detalhes da "Gota de Vidro" abaixo:

http://youtu.be/Wk4C2Q-EOQw