segunda-feira, 3 de junho de 2013

Paisagismo: Plante "Neve da Montanha"

por Monika Kick

Você conhece a Neve da Montanha? No paisagismo podemos usar a Neve da Montanha que é um arbusto muito ornamental.  Ela recebe este nome de Neve da Montanha, pois é agora no outono e no começo do inverno que ela fica completamente branca, parecendo que a árvore está coberta de neve. Por isto recebe este nome. No meio da mata a gente enxerga de longe este arbusto, pelo contraste do branco no meio de tanto verde que chama muito atenção.

Projeto Paisagístico Teia Design

A Neve da Montanha apresenta um caule ramificado e com casca marrom claro a acinzentado. Sua copa é arredondada e compacta e seu porte é pequeno, atingindo de 2 a 3 metros de altura. É uma planta exuberante e de fácil manutenção não dando trabalho algum para quem cultiva.


Projeto Paisagístico Teia Design


Projeto Paisagístico Teia Design

Projeto Paisagístico Teia Design

No paisagismo a Neve da Montanha é valorizada quando plantada isolada de outras plantas para na época de sua floração, ela deve aparecer e ficar exuberante no seu jardim.

* Características:


  • Nome científico: Euphorbia leucocephala
  • Nomes populares: Neve da Montanha, Cabeleira de velho, leiteiro, cabeleireiro de velho, flor de criança, cabeça-branca
  • Origem: América Central
  • Categoria: Arbusto semi-lenhoso com seiva leitosa
  • Crescimento: Muito rápido
  • Floração: No outono e inverno suas flores ficam completamente brancas
  • Coloração da Flores: Flores pequenas e brancas.
  • Cultivo: Meia sombra e pleno sol
  • Solo: Solo fértil e bem drenado
  • Regas: Regar pelo menos uma vez por semana
  • Porte: Atinge de 2 a 3 metros de altura
  • Diâmetro: Por volta de 1 metro
  • Propagação: Muito fácil de replantar. Basta uma lasca, ou um ramo com raiz pequeno para replantá-las.
  • Adubação: Aplicar adubo orgânico a cada seis meses
  • Podas: Apenas para limpeza das folhas secas. Você pode podar da forma que achar melhor. Ela aceita podas ornamentais com muita facilidade. Pode ainda, arredondar sua copa.
  • Clima: Gosta de clima ameno a quente.
  • Uso de plantio: Diretamente na terra e de preferência isolada de outras espécies. Podem ser plantadas em vasos decorativos.
  • Cultivo: Solos férteis, com boa irrigação e boa drenagem

Projeto Paisagístico Teia Design

Dicas da Teia Design

* No projeto luminotécnico é que temos que tomar cuidado com a iluminação artificial à noite, que pode inibir ou atrasar o florescimento da planta. Isto acontece com a maioria das plantas que usamos em nossos projetos paisagísticos.

* Forma: As flores da Neve da Montanha são brancas e sua forma lembra uma estrela.

* Alerta: Como a maioria da plantas, deve ser mantida fora do alcance de crianças ou animais domésticos. Com a Neve da Montanha é a mesma coisa, pois é uma planta tóxica. Quando for manusear utilize sempre luvas de proteção, pois a Neve da Montanha pode irritar a pele, com a sua seiva leitosa.

* Texto:
Monika Kick
by Teia Design

* Imagens: Acervo da Teia Design


Vamos fazer seu projeto?
Entre em contato com a Teia Design:






P   Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente !!!


Teia Design - Interiores e Eventos
Projeto Residencial | Comercial | Paisagismo | Eventos
Lagoa Santa/MG – Brasil
(31) 9.9976-8235 ou  (31) 9.8872-5860

17 comentários:

  1. Eu fiquei apaixonada por esta planta, muito linda mesmo.Obrigada pelas informações que me serão uteis já que vou procurar uma muda pra plantar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo", que bom que as informações foram úteis para você. Você encontrou a muda para plantar? Obrigada por entrar em contato com a Teia Design. Abraços

      Excluir
  2. Muito linda esta planta ....tenho duas no meu jardim....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Léo, também achamos a neve da montanha muita linda. Obrigada por entrar em contato com a Teia Design.
      Abraços,

      Excluir
  3. Tenho uma árvore dessa em minha chácara, muito linda e fácil plantio.... Recomendo

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma e plantei aqui na minha rua ontem!
    Adorei a bela orientação !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Karminha, Essa árvore Neve da Montanha é um charme no inverno.

      Excluir
    2. Que legal Karminha, Essa árvore Neve da Montanha é um charme no inverno.

      Excluir
  5. Tenho uma plantada em vaso, este ano deu a primeira floração, ainda tímida, agora no verão está com a folhagem bem verdinha e arredondada, acho q no ano que vem a floração vai ser ainda mais bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria Martins, tudo bem com você? Nessa estação do ano é hora da "Neve da Montanha" florir e enfeitar os jardins. Agora nessa época do ano como que esta a sua "Neve da Montanha"? Floriu? Grande abraço,

      Excluir
  6. Plantei minha muda em um vaso, mas, ainda, não floriu. Notei que suas folhas estavam ficando amareladas, apesar da planta ter sido adubada e regada constantemente. Observei várias abelhas pretas que estavam picando e sugando sua seiva branca e transportando-a em suas patas. Pulverizei, ontem, sobre os insetos um defensivo contra formigas, que parece ter dado resultado, apesar de ter sentido pena deles. Cláudio, 12/01/2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio, Tudo bem com você? Infelizmente os insetos acabam atrapalhando nossas plantas e ao mesmo tempo ficamos com pena deles. Isso é uma verdade. Cláudio como que anda a sua "Neve da Montanha"? Após a pulverização você obteve resultados? Essa época do ano, Outono, é hora de florir....Abraços.

      Excluir
  7. Bon dia tenho arbusto neve da montanha plantado na caldada ela já tem dois anos mas ela nunca deu flor moro numa av. Tem muito iluminação. Isso será o motivo porque ela não deu flor ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio Genaro Biz tudo bem com você? Eu penso que o motivo de não aparecer nenhuma flor na sua "Neve da Montanha" é o fato de ser uma planta ainda nova. Mesmo agora que já estamos no mês de junho ela ainda não floriu? Sobre o fato de ter muita iluminação isso não é fator nenhum que possa prejudicar sua floração. Mande notícias e grande abraço

      Excluir
  8. Tem uma aqui perto de casa posso retirar uma muda dela para replantar como faço para retirar uma muda obrigado

    ResponderExcluir
  9. que linda essa planta,a dorei as informações, pena que não encontro pra comprar em vasos em Rio Grande do Sul...parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir