terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cor e Pigmento

Cor luz e Cor Pigmento

Cor: A cor não tem existência material. É apenas sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão.

Distinção das cores.   

Ao falarmos de cores, temos duas linhas de pensamento distintas: a Cor-Luz e a Cor-Pigmento. Falar de cor sem falar de luz é impossível, mesmo se tratando da Cor-Pigmento, pois ela, a luz, é imprescindível para a percepção da cor, seja ela Cor-Luz ou Cor-pigmento. No caso da Cor-Luz ela é a própria cor e no caso da Cor-Pigmento ela, a luz, é que é refletida pelo material, fazendo com que o olho humano perceba esse estímulo como cor.   

Os dois extremos da classificação das cores são: o branco, ausência total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausência total de luz, o que faz com que não se reflita nenhuma cor. Essas duas "cores" portanto não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor.
Cor Luz: Ou luz colorida – síntese aditiva a luz branca – Cores primárias de luz (RGB) – red, green e blue – usada em computadores e vídeos.

Cor Pigmento: É a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos. Cores primárias de pigmento são (CMYK) magenta, amarelo, cyano


Referências:

- Apostila Teoria da Cor

Nenhum comentário:

Postar um comentário