terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mofo na parede, teto


Mofo na parede e no teto

Dicas
Tchau, manchas indesejáveis
Mofo apareceu na parede, no teto ou na fachada? Saiba como cuidar da superfície antes de aplicar a tinta escolhida.
Foto interna
Ter uma casa no litoral ou em lugares úmidos requer alguns cuidados que locais secos dispensam. A umidade é inimiga de muitos acabamentos. Quando as manchas escuras – que costuma ser mofo – começam a aparecer em tetos, paredes e muros, sinal de que a umidade está por ali. Quer eliminar esse cenário? “Pintar por cima do mofo não resolve o problema. Logo ele aparece de volta e a culpa não é da tinta”, diz o pintor gaúcho Volnei Vergani, que há 15 anos presta serviços no interior e litoral do Rio Grande do Sul.

Segundo o profissional, o primeiro passo é identificar o motivo do aparecimento da mancha. “Tem que saber de onde vem a umidade. Se é consequência de um problema no andar de cima do apartamento, por exemplo, ou infiltração do telhado na casa. Mas nem sempre o mofo é sinônimo de vazamento. Pode ser apenas consequência do vapor do banho em um ambiente pouco ventilado”, analisa Volnei. Corrigida a causa, a superfície manchada deve ser refeita antes de aplicar tinta. Para o pintor, as etapas importantes são:

- Remoção do mofo: aplicar cloro (cloreto) ou água sanitária, que é um pouco mais fraca.

- Preparo da superfície: retirar a tinta antiga com espátula, lixar e aplicar o Suvinil Fundo Preparador, seguindo a diluição recomendada para penetrar bem na superfície porosa. Principalmente quando o trabalho for feito em gesso – situação comum em banheiros e lavanderias. “Em seguida, para nivelar a superfície, é preciso passar Suvinil Massa Corrida ou Suvinil Massa Acrílica. Utilizo a versão acrílica nas áreas molháveis. E, depois de aplicada a massa, ainda dou mais uma demão de fundo preparador”, afirma Volnei.

- Aplicação do acabamento: pintar a superfície com tinta acrílica. Uma ótima opção para áreas molhadas é a Suvinil Acrílica Tetos, que possui ação fungicida. Em áreas externas, o profissional recomenda a Suvinil Contra Mofo e Maresia, que apresenta formulação para combater efeitos da umidade, de mofo e de algas.

Para saber mais sobre os cuidados com as superfícies que podem estar manchadas e com mofo, fale com Volnei Vergani pelo email volneiavergani@gamil.com e acesse www.suvinil.com.br.


Entre em contato com a Teia Design Interiores:





Nenhum comentário:

Postar um comentário