quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer - o arquiteto


                       

"A vida é frágil"
frase de Oscar Niemeyer




Infelizmente, é com muita tristeza que postamos no blog da Teia Design à morte do arquiteto Oscar Niemeyer (com 104 anos) ocorrida ontem, dia 5 de dezembro de 2012 (quarta-feira), na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Seu nome completo era Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares que nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 15 de dezembro de 1907. Ele foi considerado um dos nomes mais influentes e que revolucionou a Arquitetura Moderna nacional e internacional. "Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado". Frase retirada de entrevista da TV Cultura.

Oscar Niemeyer além dos maravilhosos projetos arquitetônicos, desenhou e criou cadeiras, poltronas, mesas, cadeiras de balanço, espreguiçadeiras. Outros trabalhos importante de Niemeyer são esculturas, monumentos, serigrafias e cenografia.

A força das formas é a marca que distingue a sua obra. Ele usou a cidade do Rio de Janeiro "cidade maravilhosa" como inspiração para seus famosos "traços delicados".


Escritório Oscar Niemeyer em Copacabana no Rio em 1982

Escritório Oscar Niemeyer em Copacabana no Rio de Janeiro

Escritório Oscar Niemeyer em Copacabana no Rio

Vista geral da Esplanada dos Ministérios e outras obras

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves em
Belo Horizonte/MG inaugurada em 2010
Catedral Metropolitana de Brasília 

Congresso nacional em Brasília

Museu Nacional de Brasília/DF

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba/PR

Palácio do Itamaraty em Brasília/DF

Palácio da Alvorada em Brasília/DF

Idéias de Oscar Niemeyer


"De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, se bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte."


"Quando um arquiteto projeta um edifício e olha seus desenhos na prancheta, ele vê a planta projetada como obra já construída. Em transe, se o projeto o apaixona, ele nela penetra curioso, a examinar formas e espaços livres, a considerar os locais onde pensou um painel mural, uma escultura ou simplesmente um desenho em preto e branco. (...) é o ato da criação, a integração tão procurada das artes plásticas com a arquitetura."

"(...) não sou tão ingênuo para seguir os que dão aos que fazem importância extraordinária e se julgam predestinados, prontos a entrar na história. Sou realista e sei muito bem como as coisas são precárias e ilusórias diante do tempo que tudo vai diluir e esquecer."

"(...) gosto do meu país; das suas grandezas e misérias; do Rio, das suas praias e montanhas; dos cariocas, tranqüilos e desinibidos, como se a vida fosse justa e eles a desfrutavam sem discriminação. Como gosto deste país imenso! Do Norte ao Sul. Dos mais abandonados a fugirem da seca, sem casa nem comida, marcados pelo desespero; dos meus irmãos favelados, a ocuparem os morros com suas revoltas. Como tento desculpá-los quando a vida os transforma e a justiça dos homens os cerca implacável."

Idéias de Oscar Niemeyer

"Jamais fui hostil a movimentos de protesto, inclusive dos países socialistas. É necessário protestar contra a miséria, as injustiças, as desigualdades. Toda palavra dita com coragem no movimento só pode merecer minha estima."

"Nunca me calei. Nunca escondi minha posição de comunista. Os mais compreensíveis que me convocam como arquiteto sabem da minha posição ideológica. Pensam que sou um equivocado e eu penso a mesma coisa deles. Não permito que ideologia nenhuma interfira em minhas amizades."

"(...) estou convencido que um arquiteto não deve se limitar à aprendizagem de seu métier. Ele deve ter uma cultura geral, ler os clássicos, os escritores contemporâneos, para melhor compreender seu ambiente cultural. (...) eu sempre pensei que um arquiteto de talento deve saber desenhar e escrever. Ele não poderá fazer nada de grande ou de belo se não possuir essas duas qualidades. A terceira é a imagem; logo, a negação de regras."

"Quando uma forma cria beleza tem na beleza sua própria justificativa."

"Na Arquitetura debrucei-me por toda a vida. Foi o meu hobby, uma das minhas alegrias, procurar a forma nova e criadora que o concreto armado sugere. Descobri-la, multiplicá-la, inseri-la na técnica mais avançada, criar o espetáculo arquitetural."

"Sempre discordei de meus bravos camaradas quando repetiam que devíamos ser otimistas, que nada adianta querer constatar o drama da existência, que o importante não é a morte, mas a perpetuação da espécie. Sempre lhes respondi que nossos filhos, netos e todas as gerações seguintes terão as mesmas inquietudes sobre o universo, o futuro do homem, a morte. Eles conhecerão como nós os momentos de angustia."

 Vídeos 

Vídeo: Vida e Obra de Niemeyer TV Cultura


Vídeo: Mini bibliografia de Oscar Niemeyer



Vídeo: Depoimento Arquiteto Carlos Roberto de Andrade



Vídeo: Entrevista Oscar Niemeyer para TV Bandeirantes


Teve seu trabalho reconhecido criando fama nacional e internacional
                                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário