quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

BAU-2013 Feira Internacional da Cosntrução

por Monika Kick
by Teia Design



Divulgamos no nosso blog no dia 04 de janeiro/13 o evento BAU - Feira Internacional da Construção 2013 que está acontecendo na cidade de Munique na Alemanha e que já está terminando



  ü  BAU - Feira Internacional da Construção 2013
  - Data: 14 a 19 de janeiro de 2013
  - Cidade: Munique na Alemanha
  - Mais informações: http://www.bau-muenchen.com/en/




Uma pena não ter participado deste grande evento. Nós profissionais da área de design de interiores precisamos ficar antenados em tudo que possa contribuir com o nosso trabalho. Já que não fomos a Feira, vamos saber um pouco do que aconteceu durante a BAU-2013.

De acordo com informações de Casa.com.br a BAU-2013 - Feira Internacional da Construção, contou com 2030 expositores de 41 países e apresentou as grandes novidades do mercado neste segmento e discutiu o futuro das construções.

Um dos assuntos abordados claro que foi a eficiência climática em relação as futuras construções. A sustentabilidade e as novas tecnologias também foram focos de observações. Lançamentos de variedades de cores, vidros, coberturas, esquadrias, sistemas de ventilação, muita coisa a respeito de conforto térmico.




Janelas metálicas de cores fortes aqui na feira BAU. E não é só o tom que foi cuidadosamente planejado pela empresa alemã BMS BMS-Biegetechnik (www.bms-biegetechnik.de): o sistema de montagem das peças fica oculto e elas trazem vedantes centrais eficientes contra vazamentos.












Uma das maiores empresas de laminados de alumínios do mundo, a Novelis (www.novelis.com) utiliza 33% de material reciclado em seus produtos. Ela apresentou a fachada de alumínio anodizado J57S, com três milímetros de espessura. O material é resistente ao tempo e está protegido de problemas de corrosão.






As fachadas ventiladas estão com tudo. Não foi à toa que a empresa europeia Systea (www.pohlnet.com) investiu em sistemas para facilitar a fixação dos materiais na edificação. O modelo de alumínio Alho lançou um sistema que permite trabalhar com diferentes espessuras de madeira (50, 60 e 100 mm).







A Systea (www.pohlnet.com) tem também o modelo UBE 25 e UB 25 T, para prender, de forma oculta, painéis de cerâmica, fibra e placas de gesso.









À primeira vista, é a cor e o desenho da fachada Trigon que chamam a atenção de quem passa. Mas, na verdade, o produto da empresa alemã Hueck (www.eduard-hueck.de) vai além da estética, oferecendo ainda excelentes propriedades de isolamento e possui envidraçamento estrutural.


Veja o que a arquiteta e urbanista Valeska Peres Pinto, secretária de Políticas Públicas e Relações Institucionais da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, de São Paulo mencionou: "Vi muita inovação, produtos de controle térmico, opções que ajudam na reutilização de água, madeiras recicladas".



Produto conhecido pelos brasileiros, o Alucobond (www.alucobond.com), da 3A Composites Gmbh, é um acabamento de alumínio bastante usado em fachadas. Ele conta agora com um cardápio de cores maior graças à chegada da coleção Spectra & Sparkling Colours (Espectros e Cores Brilhantes), com os padrões Cool Luxury (na foto, representado pelos tons Galaxy Blue e White Gold) e Fascination Terra (na foto, representado pelas nuances Desert Gold e Midnight Copper).







Vencedora de premiações europeias, a Pérgula Toldo P40, da Warema (www.warema.com), cobre áreas de até 32 m² com uma peça única. Para vencer espaços maiores, basta multiplicar o produto, que conta com perfil reforçado e sistema de funcionamento automático.










A mesma Warema (www.warema.com), com sede na Alemanha, apresentou o toldo com tecido 100% acrílico Lumera. Processos tecnológicos garantiram a eficiência do material, que pode ficar exposto ao tempo.







Imagens nítidas, fortes e ilimitadas possibilidades de impressão em alta definição. Isso é que promete a alemã Glaströsch (www.glastroesch.de) ao lançar a coleção Colorprint HD, película que pode cobrir vidros, plásticos, painéis leves, e até produtos de madeira.






Parece mesmo que a empresa Glaströsch (www.glastroesch.de) aposta nas cores, como mostra a linha Lamex Colordesign. Com as mesmas propriedades do vidro laminado convencional, esses produtos translúcidos trazem uma película de PVB que prendem os fragmentos de vidro em caso de quebra.








Impossível não parar alguns minutos para assistir o abre-e-fecha automático da janela de alumínio para fachadas envidraçadas da Schüco (www.schueco.com), modelo FW50+TSG SI Mit. Estrutural, ela conta com vidros duplos ou triplos de 32 a 64 mm. Conta ainda com excelente isolamento térmico.







Maleável, chamativa e multifuncional, a Ring Mesh (em português, malhas de anel) separa ambientes, recobre a fachada, entre outros usos. Combinada com a luz ou com a água, como no estande da alemã Alphamesh (www.alphamesh.de), pode render efeitos incríveis. Ela é de aço inox e seus anéis medem de 7 a 12 mm de diâmetro.

Valeska ainda falou do que é importante, confira: " Uma das maiores lições que ficará para os nossos arquitetos é a importância da tecnologia ao fazer um projeto. Os profissionais precisam ir além do desenho, entender sobre a execução e realização da obra. É preciso mudar a atitude!"

Como podemos observar a sustentabilidade é o ponto mais forte do nosso trabalho de design de interiores e desta feira também. Hoje não é mais um diferencial e sim uma obrigação pensarmos e executarmos projetos com estes conceitos. Na BAU-2013 materiais e novas tecnologias são lançadas e cabe a nós profissionais entendermos, divulgarmos, praticarmos e executarmos projetos com sustentabilidade.

Fonte e Fotos:




Teia Design Interiores divulgando o evento de BAU-2013 para você!

Vamos fazer seu projeto?
Entre em contato com a Teia Design:






P   Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente !!!


Teia Design - Interiores e Eventos
Projeto Residencial | Comercial | Paisagismo | Eventos
Lagoa Santa/MG – Brasil
(31) 9.9976-8235

Nenhum comentário:

Postar um comentário