quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Charles Eames e Ray Eames - designers de maior influência do Século XX



Charles Eames  

(1907-1978 faleceu no dia 21 de agosto)
     Hoje dia 21 de agosto: 35 anos de sua morte

Nascido em St. Louis, Missouri, Charles Eames é considerado um dos designers de maior influência do Século XX, talvez até o melhor da sua geração. Foi influenciado pelas obras do seu tio, o arquiteto William S. Eames.













Apesar da boa educação, com o curso de arquitetura na Washington University, em St. Louis, Eames começou a pôr as ideias em prática enquanto trabalhou na Laclede Steel Company, na cidade onde nasceu. Foi também aqui que herdou conhecimentos e experiência em primeira mão nas áreas da Engenharia, Desenho e Arquitetura.

Aprendeu técnicas de moldagem e tratamento que mais tarde lhe deram o prestígio que tem hoje. Tanto Charles Eames como a esposa Ray ainda são celebrados a nível internacional, especialmente no campo da mobília design. Ambos participaram em vários projetos, receberam o prémio AIA Twenty-five Year Award em 1977 e, um ano após a morte de Charles Eames, a ilustre Royal Gold Medal Award (medalha de ouro real) em 1979. O seu trabalho ainda figura no MoMA de Nova Iorque, enquanto que em 1958, a IDSA premiou Eames como "O designer mais prestigiado do Século XX" ("The Most Influential Designer of the 20th Century").


Ray Eames - Nasceu em 1912 e faleceu 21 de agosto de 1988, 10 anos depois da morte de Charles e no mesmo dia.













Ray nasceu em 1912 em Sacramento, California, artista plástica por formação... viveu em várias cidades durante sua juventude, em 1933 foi morar em NY para estudar a pintura abstrata de Hans Hofmann e em 1940 começa seus estudos na Cranbrook Academy of Art em Michigan.

A relação amorosa do casal Charles e Ray Eames, sua arte, e a revolução empreendida por eles no design do século 20 são os temas do longa metragem Eames: The Architect and The Painter,

Charles Eames e Ray Eames

Charles Ormond Eames Jr e Berenice Alexandra "Ray" Eames foram um casal de designers norte-americanos, autores de contribuições significativas e notáveis para a arquitetura e mobiliário modernos.



Entre em contato com a Teia Design:






P   Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente !!!

Teia Design divulgando Charles Eames e Ray Eames

Um comentário: