quarta-feira, 11 de maio de 2016

O Uso da Argamassa

por Monika Kick






A argamassa colante industrializada é composta por cimento, areia e aditivos que retêm água e promovem aderência. Quando misturada com água, forma uma massa viscosa, plástica e adesiva, empregada no assentamento de placas cerâmicas de revestimento. Os tipos de argamassa são diferenciados principalmente pela quantidade e tipos de aditivos, e também pelo consumo de cimento.

Na hora de escolher a argamassa colante, é importante estar atento a algumas informações essenciais. Primeiro, se o local para aplicação será em uma área externa ou interna. Segundo, se o local está sujeito a grandes variações de temperatura (como saunas ou churrasqueiras. Terceiro, qual é o tipo de revestimento que será utilizado, cerâmica comum ou porcelanato.

TIPOS DE ARGAMASSA - Fique atento!

Para cada aplicação e tipo de revestimento deve-se utilizar um tipo adequado de argamassa colante. Elas são classificadas em:

AC-I
Argamassa colante industrializada com resistência aos esforços, à umidade e à temperatura típica de revestimentos internos. Podem ser utilizadas no assentamento de pisos e azulejos nas áreas molháveis de uma residência (banheiros, cozinhas e áreas de serviço).

AC-II
Produto com adesividade que permite absorver os esforços de revestimentos de pisos e paredes internos e externos sujeitos a variações de temperatura e umidade e à ação do vento. São indicadas para revestimento externo de paredes e fachadas, piscinas de água fria, pisos cerâmicos industriais ou de áreas públicas e para pisos cerâmicos ao ar livre.

 AC-III
Apresenta aderência superior em relação às argamassas dos tipos AC-I e AC-II. São indicadas para assentamento de porcelanatos e de revestimentos cerâmicos em piscinas de água quente, saunas e churrasqueiras.

Todos os tipos de argamassa podem apresentar também a denominação E (AC-I-E, AC-II-E, AC-III-E). Ela indica que esses produtos apresentam maior tempo em aberto (intervalo entre a aplicação da argamassa na parede e o assentamento das placas cerâmicas), importante para condições de aplicação mais severas em relação à ação do vento.


Fonte: Construir




Vamos fazer seu projeto?
Entre em contato com a Teia Design:






P   Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente !!!

Teia Design - Interiores e Eventos
Projeto Residencial | Comercial | Paisagismo | Eventos
Lagoa Santa/MG – Brasil
(31) 9.9976-8235 ou  (31) 9.8872-5860

Nenhum comentário:

Postar um comentário