segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Como Pendurar Quadros?

Dicas Importantes:

Você sabe a altura correta para pendurar quadros?

Anteriormente falamos de molduras, na mistura de estilo, na forma e na beleza deste acessório 'moldura' com várias maneiras de utilizá-las. Você chegou a ver essa publicação? Caso tenha perdido, veja a postagem do dia 16 de dezembro de 2011 e confira a maravilha de misturar molduras com seus objetos que contam a sua história.

Agora, vamos publicar no blog da Teia Design, como pendurar nossos quadros e qual a altura correta. Você já colocou os seus objetos no quadro e na moldura, não é? Chegou a hora de coloca-los na parede. Não tem objetos? Não fez o quadro? Não gosta deste tipo de arte em moldura? Aposto que tem uma obra de arte. Então, mãos a obra e veja as dicas abaixo e bom trabalho.

A matéria abaixo foi retirada na seguinte fonte:


Confira!


Para a decoração ficar bacana, é preciso ter arte nas paredes. Não tem jeito. E não basta sair pendurando sem critério. Altura, organização e outros quesitos devem ser observados na hora da montagem. Organizar quadros em uma parede é uma coisa pessoal. Mas, existem algumas regras para não errar. Especialmente se você não tem experiência no assunto. Confira abaixo o certo e o errado, assim como outras dicas para deixar sua casa mais bonita com a instalação de obras de arte. Foto 02: Certo - Quadros atrás do sofá devem ficar centralizados e com o eixo a uma altura de 1,60 m, porém a pelos menos 25 cm do topo do móvel.

• Antes de começar, tenha em mãos uma furadeira, buchas, parafusos (de preferência, todos número 6), lápis, trena, fita crepe e jornal. Algumas pessoas usam pregos, e outras usam adesivos. São opções não muito confiáveis, melhor não arriscar;
• Se você ainda não tem uma furadeira, compre um modelo à bateria. É mas prático e pode servir como parafusadeira também. Para evitar muita sujeira no local, use um envelope de papel, ou improvise um pacotinho com jornal, e cole-o na parede com fita crepe logo abaixo do local do furo. Também suja, mas muito menos, é mais fácil do que ficar com o aspirador ligado durante a perfuração e você ainda pode fazer tudo sozinho, sem a ajuda de ninguém. E cuidado com os canos. Dê uma olhada no projeto de hidráulica antes, se puder;
• Fique atento em relação à altura. O eixo do quadro (linha imaginária que o divide ao meio) deve estar a 1,60 m do piso. Essa é a altura dos olhos de uma pessoa de estatura média. Em geral, quadros altos demais deixam qualquer parede um desastre.
A forma clássica de organizar os quadros em um ambiente é a seguinte:
1. Obras de arte de maior importância devem ocupar local de destaque, de preferência uma parede vazia, se essa obra tiver um bom tamanho;
2. Quadros atrás do sofá devem ficar centralizados e com o eixo a uma altura de 1,60 m, porém a pelos menos 25 cm do topo do móvel;
3. Obras pequenas devem ser agrupadas e organizadas em uma só parede. O ideal é criar um eixo e montá-las respeitando determinado critério;
4. Sobre um aparador, deixe pelo menos 20 cm de altura entre o quadro e o móvel.
• Um bom truque para organizar vários quadros em uma parede é fazer moldes do mesmo tamanho em jornal ou papel kraft. Coloque algumas fitas no verso e espalhe pelo plano onde as obras serão instaladas. Se não gostar, tente organizar mais uma vez. Depois de escolher a melhor posição para cada moldura, comece a furar nos locais onde os quadros de verdade serão montados;
• Outra forma de organizar sua coleção de arte é sobre uma prateleira estreita na sala, que deve estar a 1 m do piso. O bacana é que você pode reordenar as peças sem fazer sujeira. E sempre há um espacinho para uma obra nova;
• Não tenha medo de misturar molduras, estilos e tamanhos. Quadros não precisam combinar entre si. Uma coleção de arte em uma sala, por mais modesta que seja, dá personalidade e charme ao lar. As obras precisam ser escolhidas pela afinidade e valor sentimental dos moradores, não exclusivamente pela função estética na decoração.
Dica de:
Marcel Steiner
Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

 

Veja a altura correta para pendurar quadros na sequência de fotos:
Foto 01: Erros e acertos comuns na hora de pendurar quadros

Foto 02: Quadros atrás do sofá


Foto 03
Foto 03: Errado - Quadros sem harmonia, descentralizados em relação ao centro do sofá e alinhados pelo topo.
 
Foto 04
Foto 04: Certo - Os quadros estão organizados considerando a altura de 1,60 m e alinhados pelo eixo central do quadro maior que compõe o grupo.

Foto 05
Foto 05: Errado - Os quadros estão espalhados sem um eixo centralizador, em alturas variadas.


Foto 06

Foto 06: Certo - Simpática montagem de quadros antigos, com diferentes tamanhos e diferentes molduras. Não houve muito critério, mas a quantidade ajudou a criar harmonia e charme nesta parede.


Foto 07
Foto 07: Errado - Colocar um quadro sobre um espelho é de gosto duvidoso. Neste caso, ficou brega. Além disso, os quadrinhos com fotografias à direita poderiam estar mais baixos.


Foto 08
Foto 08: CERTO - Esta é uma maneira simpática de organizar pequenas obras sobre uma cama. A prateleira branca, da cor da parede, foi muito bem escolhida. Para ficar melhor, poderia estar 30 cm mais baixa.

 

Foto 09
Foto 09: ERRADO - A montagem dos quadros sobre o sofá, ainda que de gosto muito pessoal, não está completamente errada, mas eles poderiam estar ligeiramente mais baixos. Já o quadro à esquerda ficou perdido e bem alto. Exemplo de como não colocar uma obra na parede.
  

Foto 10
Foto 10: CERTO - As duas peças de madeira estão colocadas corretamente. O alinhamento e a altura estão perfeitos.
Foto 11

Foto 11: ERRADO - O quadro e as duas esculturas africanas estão completamente equivocados. Falta harmonia nesta parede. Além de mais altas, as obras deveriam estar agrupadas de outra maneira, quebrando a simetria.



Foto 12
Foto 12: CERTO - Excelente montagem. As molduras são lindas e dialogam muito bem com a parede verde. Também não há problema em ter um abajur em frente a uma obra de menor importância artística.

Foto 13
Foto 13: ERRADO - Mais um exemplo de montagem alta e quadros pequenos demais para uma parede. As três obras, assim como o aparador, deveriam estar acompanhadas de uma ou duas peças, numa outra organização.



Foto 14
Foto 14: CERTO - As duas obras maiores foram bem posicionadas. Como não há excesso de móveis, não é um problema a obra de baixo ficar próxima ao piso. Os quadrinhos menores, no chão, completam a cena.



Foto 15

Foto 15: ERRADO - Mesmo com o pé-direito alto, o quadro deveria estar mais baixo, com o eixo a 1,70 m de altura.


Foto 16

Foto16: CERTO - A antiga foto está centralizada na lareira, em uma altura adequada.


Foto 17

Foto 17: ERRADO - Dupla de quadros complemente perdida na parede, além da altura equivocada.

OK


Entre em contato com a Teia Design Interiores:




Nenhum comentário:

Postar um comentário