terça-feira, 26 de março de 2013

Técnica Construtiva Enxaimel - germânica

Muito interessante essa Técnica Construtiva Enxaimel ou (Fachwerk - do alemão) trazida para o Brasil pelos alemães, na época da colonização. No sul do Brasil, podemos citar o Vale do Itajaí e Blumenau em Santa Catarina, que possuem construções com essa Técnica Enxaimel. Na cidade de Campos do Jordão em São Paulo, também podemos encontrar algumas residências com essa charmosa técnica germânica. Mas é em Pomerode, Santa Catarina, que estão mais de 240 edificações, ou seja, o maior acervo de construções com a Técnica Construtiva Enxaimel existente fora da Alemanha, chamada também "Rota do Enxaimel".


A Técnica Construtiva Enxaimel é uma construção simples, barata e resistente. O processo é basicamente artesanal e a maioria das construções existentes, foram construídas com tijolos artesanais que eram produzidos em fornos manuais para queima. Repare nas fotos que postamos, que os tijolos apresentam cores diferentes em uma mesma construção, por se tratar de tijolos artesanais, mas que deram um toque todo especial e charmoso para as antigas casas construídas.


Por ser totalmente artesanal, o processo construtivo Enxaimel, inicia-se pelo esqueleto construído em madeira. Depois são encaixadas as vigas verticais e as horizontais. Depois elas são sustentadas e travadas por vigas encaixadas nas diagonais. Após a estrutura ser finalizada, chegou a hora de preencher os espaços vazios entre as vigas com os tijolos artesanais. Um detalhe curioso neste processo construtivo é que não são utilizados pregos, as peças são encaixadas e usam-se pinos de madeira, que dão um charme todo especial na construção das casas.

* Texto: Monika Kick by Teia Design














Entrada de Pomerode em Santa Catarina








Processo Construtivo Técnica Enxaimel
Construção da Estação Ferroviária de Blumenau/SC em 1908
Madeira para construir - Século XX
Fonte e Fotos: Germanytravel, Pomerode, Scrapercity, Pulsar, Neobambu, 25dejulho



Entre em contato com a Teia Design Interiores:

Blog: http://www.teiadesign10.blogspot.com


Teia Design Interiores mostrando técnicas construtivas para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário