quinta-feira, 18 de abril de 2013

Espaços Flexíveis - Arquitetura de Johnson Chou

por Monika Kick
by Teia Design


A forma de viver, morar e trabalhar mudou. Hoje quase nada é impossível para o homem. A transformação do viver evolui em uma velocidade assustadora, onde a correria do dia a dia, a agitação dos grandes centros e a tecnologia evoluíram e transformaram o habitar, o trabalhar, o produzir, o descansar, o divertir, o receber e o meditar em espaços comuns.

Johnson Chou - arquiteto



Para definir melhor este conceito, O arquiteto Johnson Chou, de origem Oriental, formado pela University of Waterloo´s School em Toronto-Canadá, vencedor de vários prêmios e concursos, idealizou um projeto com o conceito de viver, morar e trabalhar onde os espaços flexíveis transformam o habitat.





Neste post de hoje, vamos mostrar um pouco do trabalho deste arquiteto, apresentando um projeto que passa a ideia de um lugar para se criar algo, refletir, trabalhar e habitar: Espaço este funcional com:
- Casa / Escritório / Trabalho / Meditação;
- Dimensão: 56 m2;
- Proposta do Século XXI: Caixas e Máquinas para Viver;
- Eliminando distrações;
- Quadruplicando o espaço efetivo e
- Automatizando ambientes.


Quanto ao estilo deste projeto, chamado de "WOMB", define-se como Estilo Minimalista ,    High Tech e Cibernético por, “exaltação à arte de viver com o mínimo”.




Neste projeto repare que a mesa é pivotante, que o espaço destinado para dormir sobe e desce ficando com a cama embutida no chão. Assim que, a cama desce o sofá aparece.

A lareira fica em lugar estratégico, perto da cama, perto da mesa da cozinha e perto da banheira que fica embutida no chão.

Muito mármore, muito granito deixam claro o Estilo Minimalista deste projeto.


Considerado como um pequeno loft, multifuncional, flexível, com presença de alta tecnologia que possibilita a mudança do ambiente, ora privado, ora particular, desenvolvido com requinte e praticidade.




Os Espaços Flexíveis deste projeto apresentam um caráter formal, devido a um certo equilíbrio simétrico, onde cores frias e claras ampliam os espaços. Apresentam linhas retas e horizontais que criam uma atmosfera de tranqüilidade, relaxamento e calma.


A iluminação é artificial do tipo geral e de efeito, utilizando lâmpadas halógenas de facho luminoso direto e difuso em plafons embutidos e fibras óticas decorativas.

A presença de uma lareira, único elemento fixo no projeto, inusitadamente suspensa e central ao espaço e muito útil no inverno.

Com cores suaves, frio e impessoal pela ausência de referências pessoais, visual limpo com total falta de adornos ou objetos supérfluos e que apresenta uma cama que vira sofá, sala de banho que aparece e desaparece, cozinha retrátil, mesa pivotante, enfim, um retrato do futuro do nosso habitat, onde o privado pode ser público.

Texto: Monika kick by Teia Design

Outros Projetos de Johnson Chou, confira!

Projeto Eyewear - Johnson Chou

Projeto Grip - Johnson Chou

Projeto Grip - Johnson Chou

Projeto Grip - Johnson Chou


Projeto Grip - Johnson Chou

Projeto Blowfish Restaurant Snackbar - Johnson Chou

Fonte e Fotos: Johnson Chou, Feature Factory, Interior Design


OBS: Que saber mais sobre o Estilo Minimalista?

Acesse este Link: Estilo Minimalista














Teia Design Interiores mostrado outro projeto no Estilo Minimalista para você!

Vamos fazer seu projeto?
Entre em contato com a Teia Design:






P   Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente !!!



Teia Design - Interiores e Eventos
Projeto Residencial | Comercial | Paisagismo | Eventos
Lagoa Santa/MG – Brasil
(31) 9.9976-8235

Nenhum comentário:

Postar um comentário